Blog

Novo Tipo De Biópsia Para Diagnóstico Do Câncer De Próstata Ganha Espaço No Brasil

A biópsia transperineal é um método inovador de coleta de fragmentos de próstata para análise que está se popularizando no Brasil. Diferentemente do método retal, que introduz a agulha pelo ânus, a biópsia transperineal introduz a agulha pela região do períneo, permitindo a coleta de fragmentos para exame em toda a extensão da próstata. Este método é amplamente utilizado na Europa e apresenta uma redução de 95% de complicações por infecção quando comparado ao método retal.

O Dr Carlos Watanabe, urologista aqui da Clínica Andros, ficou muito satisfeito ao ver a maneira como realizam a biópsia transperineal na Europa. “A gente já faz uma fusão da imagem da ressonância magnética com o ultrassom, dando um resultado muito preciso, devido à tecnologia utilizada para mesclar os exames. Na biópsia transperineal, o risco em passar bactérias do reto para próstata é praticamente zero, o que é uma grande vantagem na redução das chances de infecção”

A tecnologia permitiu uma evolução no método, tornando-o mais rápido, preciso e seguro. O procedimento agora pode ser feito em ambiente ambulatorial, com anestesia local e/ou sedação, e exige apenas duas perfurações com a agulha para a retirada das amostras da próstata. O tempo de duração do exame é de apenas 15 minutos.

Essa biópsia pode ser solicitada pelo médico quando houver suspeita de câncer de próstata após análise de exames de sangue, como o PSA, e do toque retal. Para um diagnóstico precoce do câncer de próstata, é recomendado que homens com mais de 50 anos realizem exames preventivos, ou cinco anos antes, caso possuam fatores de risco, como ser afrodescendente ou apresentar casos de câncer de próstata na família.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata no Brasil, sendo responsável por mais de 47 mil óbitos entre 2019 e 2021. Para aumentar as chances de cura, é essencial detectar o câncer no seu estágio inicial. A cirurgia é uma das melhores opções de tratamento, e os especialistas preferem, idealmente, a cirurgia robótica, que traz o movimento das pinças, mais preciso que o da mão humana. No procedimento, as estruturas corporais ficam melhor preservadas, garantindo a continência urinária e a potência sexual de forma mais eficiente, mas há outras duas opções de cirurgias: a tradicional com corte abaixo do umbigo, e a laparoscópica.

A campanha Novembro Azul foi criada com a missão de conscientizar a população masculina sobre a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce da doença, que aumenta as chances de cura em até 90%. A prevenção é sempre o melhor tratamento, não deixe para depois, mantenha seus exames em dia e priorize quem vai te levar ainda mais longe: sua saúde! 

Entre em contato conosco para saber mais sobre esse procedimento inovador, a biópsia transperineal já está disponível na Clínica Andros!

Fonte: https://notadiaria.com.br/biopsia-inovadora-para-deteccao-de-cancer-de-prostata-se-populariza-no-brasil/

https://ar1noticias.com/novo-tipo-de-biopsia-para-deteccao-do-cancer-de-prostata-ganha-espaco-no-brasil

https://www.metropoles.com/conteudo-especial/cancer-de-prostata-nova-tecnologia-de-biopsia-chega-ao-brasil

Mantenha-se informado

Mais posts

Incontinência Urinária Em Idosos

A incontinência urinária consiste na dificuldade de controlar a urina, podendo se manifestar em qualquer idade. É um problema muito frequente em idosos, afetando cerca