Uropediatria ou Urologia Pediátrica
O que é
A urologia é a área responsável por cuidar dos sistemas urinários de meninos e meninas (rins, ureteres, bexiga e uretra) e do sistema reprodutor masculino (pênis, escroto, testículos, epidídimo, canal deferente, próstata e vesículas seminais).
A uropediatria ou pediatria urológica é focada em bebês, crianças e adolescentes (período intra-uterino até o início da idade adulta – dos 0 aos 18 anos de idade). O uropediatra é o médico responsável pelo cuidado desde as malformações congênitas ligadas ao trato urinário de ambos os sexos até doenças adquiridas, além de verificar o desenvolvimento sexual dos meninos.
É importante que os pais, especialmente a mãe que geralmente acompanha os filhos, tirem todas as suas dúvidas durante o momento da consulta. Este é o momento para saber se tudo está se desenvolvendo conforme o esperado. Por isso, leve anotações sobre as suas dúvidas e percepções. Um trabalho conjunto entre pais e especialista facilita o diagnóstico e dá qualidade ao tratamento da criança.
Problemas que podem ocorrer em crianças e adolescentes
- Fimose
- Enurese noturna
- Hérnia inguinal
- Torção testicular
- Refluxo vesicoureteral
- Hidrocele
- Hipospádia
- Criptorquidia
- Extrofia da bexiga
- Hidronefrose
- Bexiga neurogênica
- Infecções urinárias
- Estenose de junção ureteropiélica (JUP)
- Válvula de uretra posterior
- Varicocele
- Distúrbios da micção, entre outros
Fimose
A fimose é um dos maiores motivos que faz os pais procurarem um urologista pediátrico. Trata-se daquele excesso de pele do prepúcio que dificulta a higiene do pênis e causa desconfortos e dores. Pode ser de origem congênita ou resultar de assaduras, infecção urinária ou cicatrização ruim. Pode ser resolvida através de uma pequena cirurgia, a circuncisão ou postectomia, executada quando os meninos têm entre 7 e 10 anos de idade.
Enurese noturna
Muito comum na infância, o famoso “xixi na cama” começa a preocupar quando a perda involuntária de urina, no período em que a criança está dormindo, acontece pelo menos duas vezes por semana naquelas que tenham o sistema urinário funcionando corretamente. Muito comum a partir dos 5 anos de idade, o uropediatra pode dar orientações e informações para o tratamento e solução do problema (sem traumas).
Sempre é importante que os pais observem os sinais que as crianças apresentam de que há algo errado no funcionamento delas e de que vale a pena levá-las a um urologista pediátrico, os sintomas não necessariamente serão físicos, fique atento.
Alguns deles:
- Dificuldade para comer ou repulsa a alimentos
- Dores nos órgãos sexuais
- Pele e olhos amarelados
- Fome persistente e que não diminui mesmo quando a criança é alimentada
- Dor ou ardência ao urinar
- Barriga inchada ou bem grande
- Vontade de urinar o tempo todo
- Xixi na roupa constante (em crianças por volta dos 5 anos de idade)
O especialista em pediatria urológica pode verificar os sintomas acima, fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado, além de tirar dúvidas dos pais sobre como fazer a higiene correta das vias externas urinárias de bebês e crianças.
Também caberá ao urologista orientar as crianças quando iniciarem a própria higiene e aos adolescentes sobre os cuidados do corpo em transição e medidas necessárias para se protegerem de doenças sexualmente transmissíveis.
Conheça os serviços da Clínica ANDROS
Contamos com aparelhos com as melhores e mais novas tecnologias para atender e garantir o melhor diagnóstico de nossos pacientes. Os serviços oferecidos pela Clínica Andros são:
- Ecografia
- Urofluxometria
- Estudo urodinâmico
- Cirurgia de fimose
- Pesquisa de HPV
- Biópsias e cauterizações penianas
- Cistoscopia (endoscopia da bexiga)
- Cirurgia de próstata
- Laparoscopia
- Laser na próstata
- Cirurgia na bexiga
- Cirurgia nos rins
- Cirurgia nos testículos
- Cirurgia de cálculo renal
Entre em contato hoje mesmo com a Clínica ANDROS e agende sua consulta! Possuímos duas unidades com excelente localização em Brasília, nas Asas Norte e Sul, para melhor lhe atender.