A endometriose é uma doença inflamatória caracterizada pelo crescimento e presença anormal do endométrio fora da cavidade uterina, passando por ovários, aparelho urinário e estômago.
Não se tem uma resposta definida sobre as causas, mas acredita-se que fatores hormonais e genéticos sejam responsáveis por tal condição.
Os principais sintomas costumam ser as fortes dores no corpo, disfunções urinárias, cólicas e maior dificuldade de engravidar.
A endometriose também pode afetar o trato urinário, incluindo os rins, a bexiga e os ureteres. Isso pode causar dor na região lombar, dor durante a micção, sangue na urina, e dificuldade para urinar. Também podendo causar obstruções nos ureteres, o que pode levar a infecções do trato urinário e danos renais.
É importante notar que ela pode causar sintomas semelhantes a outras condições, como cistos ovarianos e problemas de bexiga.
O tratamento é realizado com abordagens variadas, cuidando de cada parte da saúde feminina. O diagnóstico deve ser realizado a partir do momento em que a mulher estiver sentindo seus sintomas, não só para reduzi-los em fase inicial, como também para impedir que a endometriose dificulte e até impossibilite a realização de atividades diárias.