Câncer de Próstata

Nem sempre os sintomas do câncer de próstata são percebidos, alguns tipos crescem de modo lento e silencioso. Outras vezes, o câncer de próstata é bem agressivo e além da cirurgia pode ser necessário fazer uma combinação com outros métodos como radioterapia, bloqueio hormonal e mesmo quimioterapia. O câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.

O exame preventivo anual de câncer de próstata deve ser realizado a partir dos 45 anos de idade para homens com fatores de risco (aqueles que possuem na família alguém que já teve o câncer, pacientes com sobrepeso ou obesidade, afrodescendentes ou com sintomas urinários) e 50 anos de idade para os demais.

A próstata

A próstata é a glândula do tamanho de uma noz que tem a função de nutrir e proteger os espermatozóides. Cerca de 70% do líquido da ejaculação é produzido na próstata. A próstata está localizada logo abaixo da bexiga, na frente do reto e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Ela não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo.

Sintomas do carcinoma da próstata

Em geral, o câncer de próstata é silencioso, não dando sintomas na fase inicial. Não deve ser confundido com a Hiperplasia Prostática Benigna, que provoca sintomas relacionados à obstrução urinária e à irritação da bexiga e também é motivo do paciente procurar o urologista. Os sintomas urinários mais frequentes são:

• Dificuldade para urinar
  • Dificuldade para manter o fluxo de urina constante
  • Vontade de urinar o tempo todo, em especial durante à noite
  • Presença de sangue na urina
  • Incontinência urinária

Para a confirmação do diagnóstico e o início do tratamento, deve ser marcada uma consulta com o seu médico urologista, que fará a avaliação de risco para o câncer de próstata e indicará a realização do toque retal, além de exames laboratoriais e radiológicos. É necessário diferenciar-se de outras doenças como hiperplasia benigna da próstata ou prostatite, que podem ter sintomas muito parecidos.

Exames mais comumente utilizados

• De sangue (PSA)
  • Imagem: ressonância magnética de próstata
  • Diagnóstico patológico: biópsia de próstata guiada por ultrassom com fusão com ressonância ou sem fusão com ressonância

Tratamentos do carcinoma da próstata

O tratamento depende sempre de em que estágio a doença esteja, mas geralmente consiste em uma dessas opções ou da combinação das mesmas:

• Cirurgia: prostatovesiculectomia radical (aberta, laparoscópica ou robótica)
  • Radioterapia externa ou braquiterapia
  • Terapia hormonal
  • Quimioterapia
  • Novas técnicas de ablação localizada têm surgido, mas ainda estão sendo estudadas: HiFu (ablação por radiofrequência de alta intensidade), crioterapia.

Como prevenir-se de doenças como o câncer

Dieta equilibrada aliada à prática de exercícios físicos regulares, controle do peso, baixo consumo de bebidas alcoólicas e não fumar são medidas que podem evitar várias doenças ou retardar o seu aparecimento.

Conheça os serviços da Clínica ANDROS

Contamos com aparelhos com as melhores e mais novas tecnologias para atender e garantir o melhor diagnóstico de nossos pacientes. Os serviços oferecidos pela Clínica Andros são:

• Biópsia de próstata com fusão com ressonância magnética
  • Cirurgia de próstata por via robótica
  • Laparoscopia
  • Laser na próstata
  • Cirurgia na bexiga
  • Cirurgia nos rins
  • Cirurgia nos testículos
  • Cirurgia de cálculo renal
  • Ecografia
  • Urofluxometria
  • Estudo urodinâmico
  • Cirurgia de fimose
  • Pesquisa de HPV
  • Biópsias e cauterizações penianas
  • Cistoscopia (endoscopia da bexiga)

Entre em contato hoje mesmo com a Clínica ANDROS e agende sua consulta! Possuímos duas unidades com excelente localização em Brasília, para melhor lhe atender.