Enucleação da próstata

Técnica cirúrgica ideal para hiperplasia prostática benigna (HPB)

A Enucleação Endoscópica Prostática é a mais indicada técnica cirúrgica da próstata, e atua removendo a parte central da glândula, liberando mais espaço para a passagem da urina. Cirurgia minimamente invasiva, ocasiona a melhora imediata do fluxo urinário, menor tempo de internação e sondagem, não ocasionando impotência sexual (disfunção erétil).

Essa técnica é a mais indicada para o tratamento da HPB, que se desenvolve quando as células da próstata crescem, aumentando de tamanho. Este aumento acontece de forma lenta e gradual. Por isso, a maioria dos homens não sabe que tem hiperplasia prostática benigna até que a glândula tenha crescido o suficiente para causar sintomas.

Enucleação Prostática com Laser: para quais tratamentos essa técnica é indicada?

A cirurgia é realizada para tratar a hiperplasia prostática benigna (aumento da próstata), disfunção caracterizada pela obstrução do canal urinário, que traz sintomas como jato urinário fraco, aumento da frequência urinária (durante o dia e à noite) e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.⠀

Neste sentido, a enucleação prostática visa amenizar esses desconfortos causados pela comorbidade, promovendo um fluxo urinário melhor e redução dos problemas urinários por mais tempo. ⠀

Além disso, a energia produzida pelo aparelho laser possui melhores propriedades de coagulação que os métodos tradicionais cirúrgicos, o que significa menor perda sanguínea, além de menores riscos de complicações e recuperação mais rápida no pós-operatório.⠀

Normalmente, o paciente é liberado do hospital 24 horas após o procedimento.⠀

Para cuidar da sua saúde urológica, conte com quem tem experiência!