Nem sempre os sintomas do câncer de próstata são percebidos, alguns tipos crescem de modo lento e silencioso. Outras vezes, o câncer de próstata é bem agressivo e além da cirurgia pode ser necessário fazer uma combinação com outros métodos como radioterapia, bloqueio hormonal e mesmo quimioterapia. O câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.
O exame preventivo anual de câncer de próstata deve ser realizado a partir dos 45 anos de idade para homens com fatores de risco (aqueles que possuem na família alguém que já teve o câncer, pacientes com sobrepeso ou obesidade, afrodescendentes ou com sintomas urinários) e 50 anos de idade para os demais.
A próstata
A próstata é a glândula do tamanho de uma noz que tem a função de nutrir e proteger os espermatozóides. Cerca de 70% do líquido da ejaculação é produzido na próstata. A próstata está localizada logo abaixo da bexiga, na frente do reto e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Ela não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo.
Sintomas do carcinoma da próstata
Em geral, o câncer de próstata é silencioso, não dando sintomas na fase inicial. Não deve ser confundido com a Hiperplasia Prostática Benigna, que provoca sintomas relacionados à obstrução urinária e à irritação da bexiga e também é motivo do paciente procurar o urologista. Os sintomas urinários mais frequentes são:
Dificuldade para urinar
Dificuldade para manter o fluxo de urina constante
Vontade de urinar o tempo todo, em especial durante à noite
Presença de sangue na urina
Incontinência urinária
Para a confirmação do diagnóstico e o início do tratamento, deve ser marcada uma consulta com o seu médico urologista, que fará a avaliação de risco para o câncer de próstata e indicará a realização do toque retal, além de exames laboratoriais e radiológicos. É necessário diferenciar-se de outras doenças como hiperplasia benigna da próstata ou prostatite, que podem ter sintomas muito parecidos.
Exames mais comumente utilizados
De sangue (PSA)
Imagem: ressonância magnética de próstata
Diagnóstico patológico: biópsia de próstata guiada por ultrassom com fusão com ressonância ou sem fusão com ressonância
Tratamentos do carcinoma da próstata
O tratamento depende sempre de em que estágio a doença esteja, mas geralmente consiste em uma dessas opções ou da combinação das mesmas:
Cirurgia: prostatovesiculectomia radical (aberta, laparoscópica ou robótica)
Radioterapia externa ou braquiterapia
Terapia hormonal
Quimioterapia
Novas técnicas de ablação localizada têm surgido, mas ainda estão sendo estudadas: HiFu (ablação por radiofrequência de alta intensidade), crioterapia.
Como prevenir-se de doenças como o câncer
Dieta equilibrada aliada à prática de exercícios físicos regulares, controle do peso, baixo consumo de bebidas alcoólicas e não fumar são medidas que podem evitar várias doenças ou retardar o seu aparecimento.
Conheça os serviços da Clínica ANDROS
Contamos com aparelhos com as melhores e mais novas tecnologias para atender e garantir o melhor diagnóstico de nossos pacientes. Os serviços oferecidos pela Clínica Andros são:
Biópsia de próstata com fusão com ressonância magnética
Cirurgia de próstata por via robótica
Laparoscopia
Laser na próstata
Cirurgia na bexiga
Cirurgia nos rins
Cirurgia nos testículos
Cirurgia de cálculo renal
Ecografia
Urofluxometria
Estudo urodinâmico
Cirurgia de fimose
Pesquisa de HPV
Biópsias e cauterizações penianas
Cistoscopia (endoscopia da bexiga)
Entre em contato hoje mesmo com a Clínica ANDROS e agende sua consulta! Possuímos duas unidades com excelente localização em Brasília, para melhor lhe atender.