Infertilidade

O que é 

A infertilidade pode ser definida como a incapacidade de conceber após 12 meses ininterruptos de tentativas, com a prática de sexo regular e sem nenhum dos dois (homem e mulher) usar método contraceptivo. Ou ainda, quando depois de o bebê ser gerado, algo ocorre e ele não consegue chegar ao nascimento.

Problema que afeta cerca de 10 a 15% dos casais, 1 em cada 6, aproximadamente, terá dificuldades em ter filhos de forma natural, necessitando tratar as possíveis causas disso. 

 

Mas qual a frequência de sexo para ser definido como regular

A atividade sexual realizada de 2 em 2 ou de 3 em 3 dias.

 

Tanto o homem quanto a mulher, podem ter dificuldades para se reproduzir (masculinas e femininas), além de existir causas que aparecem na junção de material biológico dos dois e sem motivo aparente. A taxa de infertilidade vem aumentando nos últimos anos, pelas gravidezes tardias, aumento dos casos de endometriose, e queda na qualidade do sêmen. 

Após o período de 12 meses é importante consultar um médico especialista em reprodução humana, que pedirá exames que tornarão possível verificar as possíveis causas da infertilidade e do aborto de repetição, entre outros motivos. 

 

Infertilidade na Mulher

Os principais motivos da infertilidade feminina são:

  • Não estar mais na melhor idade reprodutiva

  • Algumas características anatômicas do corpo feminino, em especial nos órgãos reprodutores da mulher

  • Endometriose

  • Desequilíbrios hormonais

  • Tabagismo

  • Peso corporal (em sobrepeso, obesidade ou muito abaixo do recomendado a pessoa saudável)

 

O que pode ser feito

A mulher precisa planejar o seu futuro também com relação aos planos reprodutivos, assim como ela faz com os seus planos pessoais e profissionais. Para tomar essa decisão com mais segurança, é ideal que os planos de se tornar mãe sejam realizados antes dos 35 anos de idade, excelente época, pois o corpo tem todas as condições tanto de conceber quanto de gerar bebês saudáveis. 

 

Idade

A idade é o fator mais importante quando o assunto é gravidez natural, quanto mais idade a mulher tiver quando resolver engravidar, maiores serão as chances de passar por abortos espontâneos, malformações do feto e menores as possibilidades disso efetivamente ocorrer de forma segura. 

Ao contrário dos homens (que têm a capacidade de se reproduzir até quase o fim da vida), as mulheres nascem com um número limitado de óvulos, que diminuem à medida que se aproxima a menopausa. E isso tem total relação com a qualidade do material biológico produzido pelos órgãos sexuais, sendo baixa a qualidade dos óvulos em mulheres acima dos 40 anos de idade.

Endometriose

Doença que tem uma relação muito grande com a infertilidade feminina, a endometriose é o distúrbio em que o tecido uterino cresce em outros locais além do útero, provocando dores na região do baixo ventre e menstruações irregulares. Os tratamentos indicados para o problema, geralmente, são a excisão cirúrgica (retirada desses tecidos) e a administração de hormônios.

 

Miomas e pólipos (tumores benignos do útero)

Mudanças anatômicas causadas por tumores benignos que dificultam ou até mesmo, impossibilitam com que o embrião se implante no local designado a isso (cavidade endometrial). Sendo necessária a realização de uma histeroscopia, cirurgia que permite a preservação do útero e retirada somente dos miomas e pólipos.

 

Disfunção ovulatória

O ovário envelhecido apresenta algumas alterações hormonais que resultam em disfunção (ausência, irregularidade ou anormalidade) na produção dos óvulos, sendo comum, inclusive, que algumas mulheres fiquem até mesmo sem menstruar ou que isso ocorra com falhas. 

Algumas formas de disfunção ovulatória são:

  • Insuficiência ovariana prematura 

  • Síndrome dos ovários policísticos 

  • Hiperprolactinemia 

 

Infertilidade no Homem

Com relação à infertilidade masculina, as principais causas são:

  • Varicocele

  • Obesidade

  • Alterações físicas no órgão genital que dificultam o depósito do esperma no fundo da vagina

  • Dificuldades de ereção e alterações na ejaculação

  • Diminuição da qualidade e quantidade de esperma

 

Varicocele

Principal motivo de infertilidade masculina, doença que afeta os testículos pela dilatação das veias e aumento da temperatura do saco escrotal, prejudicando a quantidade e qualidade de espermatozoides. 

 

Diminuição da qualidade e quantidade de esperma

Os espermatozoides podem ter a sua forma e capacidade de movimentação alteradas e isso pode piorar a qualidade do esperma, essas alterações podem ocorrer pela presença de infecções nos órgãos sexuais, problemas de diabetes, tireóide, insuficiência renal e hepática, obesidade, consumo de drogas ou cigarro, além de outros motivos.

 

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico depende de:

  • Avaliação do médico (de ambos os parceiros)

  • Exames físicos

  • Espermograma.

 

Tratamento

Os tratamentos tem como objetivo tratar as possíveis causas de infertilidade do homem, da mulher ou de ambos, facilitar a concepção e ela ocorrer de forma mais rápida. Em algumas vezes, será necessária a administração de medicamentos, indicação de psicoterapia, aconselhamento ou apoio de sexólogo ou o tratamento através de algumas técnicas de reprodução assistida.

 

Técnicas que auxiliam a fertilidade

 

Coito programado

A mulher toma medicamentos que estimulam a ovulação e o casal se programa para ter relações sexuais nos períodos que ela esteja mais fértil e assim, com mais chances de engravidar.

 

Fertilização in vitro

Na FIV, que é a fertilização in vitro, a fecundação acontece fora do corpo da mulher. Existe um estímulo na produção dos óvulos, eles são coletados e fertilizados em laboratório. Depois que o embrião é formado, ele é inserido no corpo da mulher, já diretamente no útero.

 

Inseminação 

É o método de fertilização em que os espermatozóides são introduzidos diretamente no útero da mulher.

 

Conheça a Clínica ANDROS

A Clínica de Urologia ANDROS possui os melhores especialistas em tratamentos para infertilidade de Brasília. Nossos profissionais são formados nos maiores centros médicos do Brasil e dos Estados Unidos e estão prontos para atendê-los de forma humanizada e diferenciada. Entre em contato conosco hoje mesmo e agende sua consulta!