blog-post-image

Cistoscopia

A Cistoscopia é um exame urológico que é muito semelhante a uma endoscopia. É indicada para o estudo da bexiga e da uretra, podendo identificar tumores, infecções, cálculos renais e outros problemas urológicos.

 

Para a realização do exame é necessário que o paciente seja submetido à anestesia local ou geral. O tipo de anestesia vai depender do tipo de cistoscopia que será realizado, podendo ser flexível ou rígida, determinando o tipo de material que será utilizado para o exame.

 

A cistoscopia é indicada para avaliar a anatomia e possíveis lesões dentro da uretra, próstata e vesícula, sendo também capaz de identificar os motivos de infecções na bexiga recorrentes ou incontinências urinárias.

Como é feita uma Cistoscopia?

 

Antes do exame, o paciente deverá passar por três preparações simples:

  • Jejum de alimentos e bebidas por um período de 8 horas antes do exame, caso seja realizado em ambiente hospitalar;
  • Interromper o uso de remédios anticoagulantes uma semana antes da realização do exame;
  • Apresentar um exame de urina com cultura negativa.

O procedimento poderá ser feito em uma clínica urológica ou em ambiente hospitalar. Após a aplicação da anestesia local, o médico urologista inserirá o cistoscópio, aparelho endoscópico munido de câmera. Em seguida, começará a expandir a bexiga do paciente injetando soro fisiológico pelo cistoscópio.

 

A etapa de expansão da bexiga é fundamental para que o médico consiga visualizar mais facilmente qualquer tipo de lesão na região. Caso seja encontrada alguma ferida, verruga ou lesão, o urologista poderá fazer uma biópsia durante o exame. O material colhido será enviado para estudo anatomopatológico.

 

O paciente poderá voltar às atividades diárias no dia seguinte ao exame. É recomendado que o paciente beba muita água e faça compressas de água morna na região genital, conforme indicação médica.

 

É comum que os pacientes sintam algum desconforto após a realização do exame, podendo a urina conter um pouco de sangue, a região poderá ficar um pouco inchada e o paciente pode sentir desconforto ao urinar. Caso o paciente tenha passado também por uma biópsia, seu repouso deverá ser total, evitando qualquer esforço físico.

Como Agendar sua Cistoscopia?

 

A Clínica ANDROS é especializada no diagnóstico e tratamento urológico em homens e mulheres. Contamos com aparelhos de última tecnologia e nossos profissionais são formados nos maiores centros médicos do Brasil e dos Estados Unidos.

A Clínica ANDROS aceita convênios e também faz atendimento particular. O agendamento de cistoscopia pode ser feito pelo website ou por telefone. Entre em contato conosco hoje mesmo!