blog-post-image

Estudo Urodinâmico

O estudo urodinâmico é um exame urológico capaz de medir a capacidade de armazenamento e esvaziamento de urina pela bexiga, avaliando a sensibilidade do órgão, nível de enchimento máximo, elasticidade e possíveis contrações involuntárias da bexiga.

 

Para um diagnóstico completo, o urologista poderá solicitar que o estudo urodinâmico seja acompanhado de outros exames como a urofluxometria, um estudo que mede a dificuldade que o paciente têm de começar a micção, velocidade do jato e volume de urina.

 

Com o estudo urodinâmico, o urologista é capaz de diagnosticar diversos problemas na bexiga, que causam um funcionamento anormal no armazenamento da urina e no processo para expedir a mesma.

O que o Estudo Urodinâmico diagnostica?

 

Entre os diversos problemas que o estudo urodinâmico é capaz de diagnosticar, as causas mais relevantes para que o médico solicite o estudo são:

  • Incontinência Urinária;
  • Doenças neurológicas;
  • Traumatismo na medula;
  • Retenção urinária;
  • Infecções e hiperatividade vesical.

Como é feito o Exame de Estudo Urodinâmico?

 

Nesta primeira etapa, o paciente deverá ter acabado de urinar. Uma sonda é instalada, para verificar o esvaziamento da bexiga do paciente, pois é capaz de avaliar se ainda existe líquido armazenado na bexiga. Também é possível avaliar a possibilidade de infecções urinárias.

 

A segunda etapa consiste na inserção de uma micro sonda na uretra, que será responsável por encher artificialmente a bexiga com soro. Ao mesmo tempo que esse procedimento é feito, também é inserido um cateter que mede a pressão abdominal do paciente. O urologista solicitará que o paciente faça alguns movimentos como tossir e contrair a barriga. Essa etapa do exame só termina quando o paciente relata, não ser mais possível encher sua bexiga com soro.

 

Na terceira etapa do exame, o paciente deverá esvaziar a bexiga, com a sonda fazendo as respectivas medições.

A duração do exame pode ser de até 45 minutos e as etapas podem ser repetidas para que o médico garanta o melhor diagnóstico possível. O estudo urodinâmico pode ser feito em pacientes de qualquer idade, desde que o paciente tenha pleno entendimento do que está acontecendo durante o exame, sendo capaz de exercer as solicitações médicas durante o procedimento.

Onde fazer Estudo Urodinâmico?

 

O estudo urodinâmico deverá ser realizado em uma Clínica de Urologia especializada e com profissionais treinados e preparados para acompanhar e aconselhar o paciente durante todo o exame. Durante o exame, o paciente poderá sentir breves desconfortos que devem ser relatados para os auxiliares e para o médico que estiver realizando o exame.

 

Nossas consultas, exames e cirurgias possuem cobertura dos maiores convênios brasileiros. Também fazemos atendimentos particulares, garantindo atendimento a todos! O agendamento do estudo urodinâmico, assim como consulta com urologista, cirurgias e outros exames, podem ser feitos online de forma rápida e segura.

Conte com a Clínica ANDROS para o diagnóstico e tratamento de doenças urológicas e garanta maior qualidade de vida para você!