blog-post-image

Exames Urológicos

Os médicos urológicos são responsáveis pelo cuidado no trato dos órgãos reprodutores masculinos e no cuidado com o sistema urinário de homens e mulheres, desde os primeiros anos até a fase adulta.

 

Ao realizar uma consulta com um urologista, é importante passar à ele todo o histórico de saúde e, principalmente, quando o paciente começou a notar os primeiros sinais de problemas no trato urinário. Além disso, é importante informá-lo sobre o histórico familiar, o que pode auxiliar na indicação do melhor exame urológico.

 

O exame urológico é realizado através de exames físicos e laboratoriais. Com estes exames é possível realizar o diagnóstico das doenças abaixo:

Os médicos urologistas fazem atendimento para homens e mulheres de todas as idades. A solicitação de exames urológicos para as mulheres pode dar o diagnóstico ou servir como prevenção para câncer de bexiga e rins, por exemplo. Muitas doenças urológicas podem acometer mulheres de diferentes idades, sendo a doença mais comum a infecção urinária. Isto se dá, pois o canal da uretra das mulheres está muito mais exposto que o dos homens. A infecção urinária, popularmente conhecida como cistite, é caracterizada pela constante vontade de ir ao banheiro, mesmo com a bexiga vazia. Essa infecção também pode causar ardor ao urinar e coceira. Seu diagnóstico pode ser feito com um simples exame urológico de urina.

Tipos de exames urológicos

 

Entre os diversos exames que podem ser solicitados pelo urologista, destacamos a ecografia, exame de urina, urofluxometria, exames laboratoriais e estudo urodinâmico.

 

O estudo urodinâmico, por exemplo, avalia a capacidade de armazenamento e esvaziamento da bexiga. Este exame pode ser vinculado com a urofluxometria, que mede a quantidade de urina expelida, sua velocidade e capacidade de esvaziamento.

Normalmente, os exames urológicos não necessitam de internação para serem realizados. O paciente necessita somente seguir as orientações do urologista para o pré-exame e o pós-exame.

Quando procurar um urologista

 

A recomendação é que pacientes homens e mulheres façam acompanhamento regular com um urologista. Entendemos que existe muito preconceito e relutância da parte dos homens para agendar uma consulta com um urologista.

 

É por esse motivo que alertamos e recomendamos a busca por um urologista ao perceber os primeiros sintomas de algo anormal no funcionamento fisiológico do seu órgão genital ou até mesmo dores e sangue na urina.

 

Destacamos que procurar um urologista o quanto antes pode salvar vidas e evitar que o paciente tenha que ser submetido a tratamentos mais agressivos.