blog-post-image

Cirurgia Laparoscópica

A cirurgia videolaparoscópica foi desenvolvida na década de 80 e ganhou grande projeção no cenário mundial. Permite a realização de cirurgias de alta complexidade que são realizadas através de pequenas incisões de aproximadamente 1cm cada no abdômen.

A aplicação de técnica na urologia é feita por profissionais especializados, treinados e habilitados. A maior aplicação dentro das cirurgias urológicas são nos tumores da próstata e renais. Sendo assim, a técnica está relacionada a menor taxa de sangramento, retorno precoce as atividades normais, magnificação de imagens, menos dor pós operatória.

 

O que é a laparoscopia?

A laparoscopia é realizada através da inserção de gás carbônico no abdome do paciente, com o objetivo de criar espaço para introdução das pinças.

Esse procedimento pode ser realizado através de punção com agulha ou através de pequeno corte.

Pequenos cortes são realizados para a inserção de instrumentos laparoscópicos, não permitindo escape do gás carbônico. A cirurgia é realizada pelo urologista cirurgião, que manipula instrumentos e se orienta pela filmagem.

 

Vantagens da laparoscopia

Como são feitos pequenos furos para a introdução dos equipamentos necessários para a cirurgia, a grande vantagem da laparoscopia é reduzir o trauma da cirurgia, menor destruição de tecido muscular, acelerando assim o processo de recuperação. Há menor sangramento e redução da dor no pós-operatório.