Existem dois tipos de cirurgia da bexiga mais comuns praticados por médicos urologistas, a cirurgia para controle de incontinência urinária e a cirurgia da bexiga para remoção de tumores na bexiga.
Ambas as cirurgias vêm precedidas de muitos exames e acontecem após a tentativa de muitos outros tratamentos menos invasivos. A cirurgia da bexiga para incontinência urinária é feita mais comumente em mulheres mas, isso não significa que homens não precisam fazer a cirurgia em casos mais extremos.
A cirurgia da bexiga para incontinência urinária é indicada após a tentativa de outros métodos como a fisioterapia e exercícios de Kegel, que fortalecem os músculos que suportam a bexiga.
Também conhecida como cirurgia de sling, a cirurgia da bexiga para incontinência urinária é feita com a aplicação de uma fita cirúrgica chamada TNT na parte inferior da uretra. Essa fita aumenta a capacidade de segurar a urina. Ela é indicada para pacientes que possuem incontinência urinária de esforço e que não tenham apresentado nenhuma melhora com outros tratamentos em pelo menos 6 meses.
O procedimento é realizado em ambiente de centro cirúrgico. Os resultados são satisfatórios na maioria do casos. A recuperação é rápida e praticamente indolor com necessidade de no máximo dois dias de internação.
Algumas recomendações precisam ser seguidas após a alta do paciente:
Após duas semanas da cirurgia da bexiga, o paciente deverá retornar aos exercícios de Kegel e fisioterapia, fortalecendo o músculo ao redor da bexiga e ajudando na recuperação.
A cirurgia de sling para homens é mais rara. O tratamento indicado antes da cirurgia consiste na aplicação de injeções de substâncias no esfíncter artificial para ajudar a fechar a uretra, controlando a saída de urina. Caso o tratamento não surta efeito, é necessária fazer a cirurgia de sling.
A cirurgia da bexiga para tratamento de tumores vesicais é parte do tratamento. O tipo de cirurgia indicado depende muito do estágio do câncer.
A cirurgia transuretral é realizada em tumores superficiais, com estágio inicial. Um cistoscópio é inserido na bexiga através da uretra para remover tecidos anormais ou tumores da região. Esse material é colhido e enviado para estudo anatomopatológico. Após a cirurgia transuretral, para garantir que o tumor seja completamente removido, as células cancerígenas podem ser queimadas por um processo chamado fulguração ou queimadas através de um laser.
Após a cirurgia é comum que o paciente sinta dor durante a micção por algum período. Também pode ocorrer sangramento na urina.
Para tumores de bexiga invasivos a indicação do urologista é fazer uma cistectomia total ou parcial.
Já a cistectomia total é realizada quando o tumor é grande ou está localizado em mais de uma área da bexiga. Essa cirurgia consiste na remoção total da bexiga e dos gânglios linfáticos. A cistectomia total nos homens também faz a remoção da próstata e vesículas seminais. A cistectomia total na mulher também remove os ovários, trompas, útero, colo do útero e uma pequena parte da vagina. A cistectomia é realizada fazendo uma incisão no abdome. O paciente recebe uma anestesia geral.
Após a cistectomia, o paciente deverá ser submetido à outra cirurgia para reconstrução da bexiga. Existem diversos tipos de cirurgia de reconstrução da bexiga. O médico urologista irá optar pelo melhor método para a reconstrução.
A cirurgia da bexiga para remoção de câncer é de grande porte e possui alguns riscos.
Antes da realização da cirurgia, o médico urologista deve orientar sobre todos os efeitos e transformações que seu corpo passará. Pode ser recomendado um acompanhamento com psicólogo para ajudar em todos os processos da cirurgia.
O pós-cirúrgico da cistectomia consiste na internação do paciente por cerca de sete a dez dias para acompanhamento da recuperação. Os cuidados após a operação dependem do tamanho da cirurgia.
O paciente deverá evitar esforços físicos por pelo menos 45 dias após a cirurgia e seguir outras recomendações médicas como mudança de hábitos alimentares e estilo de vida.
Antes de pensar em uma cirurgia da bexiga, o primeiro passo é agendar uma consulta com um urologista. Encontrar um urologista que ofereça atendimento humanizado e diferenciado pode fazer toda a diferença para o tratamento e recuperação do paciente.
Agende sua consulta com um urologista e tire todas as suas dúvidas sobre cirurgia da bexiga com especialistas no trato humanitário de pacientes. Garanta o melhor tratamento urológico para você e sua família!