blog-post-image

Indicação Para A Nefrolitotripsia Percutânea

A cirurgia renal percutânea é a forma menos agressiva de tratamento para cálculos renais de grandes dimensões (maiores que 2-3cm).

 

No passado, o tratamento cirúrgico dos cálculos renais volumosos era realizado por grandes incisões, com longos períodos de recuperação. Hoje, a cirurgia percutânea é realizada através de uma pequena incisão de 1 cm na região dorsal, com recuperação muito mais rápida, eficaz e menos dolorosa.

Como é realizada a cirurgia?

A cirurgia é realizada através de uma punção no rim, através da qual será introduzido o nefroscópio, aparelho endoscópio que conectado a uma câmera, permite avaliação da parte interna do rim, permite localizar o cálculo, fragmentá-lo e retirar os fragmentos.

 

Ocasionalmente, o cálculo renal é muito volumoso e para ser completamente retirado, há necessidade de realização de mais de uma punção no rim.

Como é o pós-operatório?

O Paciente normalmente fica internado 2-3 dias após a cirurgia, já no primeiro dia de pós operatório esta comendo e caminhado pelo quarto.

 

Após a cirurgia renal percutânea é normal ter a presença de sangue na urina no período pós-operatório e isso não deve ser motivo de preocupação.

 

A ocorrência de dor na região lombar ao redor da sonda de nefrostomia (sonda que drena a urina do rim pelo orifício em que foi feito a cirurgia) é comum, porém, costuma ser de baixa intensidade e resolvida com uso de analgésicos comuns.