A postectomia, muito conhecida por cirurgia da fimose, é realizada com o objetivo de remoção parcial ou total do prepúcio (pele que cobre a glande do pênis). Ela pode ser realizada em pessoas de todas as idades, porém quanto antes for diagnosticada, melhor será a recuperação do paciente.
Pediatras e urologistas podem indicar uma postectomia, quando o paciente é um recém nascido ou criança. Em casos extremos, o recém nascido poderá ser submetido à postectomia para aliviar sintomas como infecções, dores e inflamações. Normalmente, a postectomia é feita em meninos que completaram dois a três anos e já largaram as fraldas.
A postectomia remove a pele que envolve a glande do pênis, chamada de prepúcio e pode ser mais estreita que o normal, causando dores, sangramentos e inflamações quando o homem faz a higiene do pênis ou tem relações sexuais.
A recuperação de crianças que fizeram postectomia é simples, o paciente é liberado no mesmo dia, devendo ficar de repouso por pelo menos 4 dias, evitando atividades físicas por 20 dias.
Já a postectomia em adultos possui uma recuperação mais delicada. O paciente poderá sentir dores fortes na região dos pontos e sofrer com dores ao ter ereções noturnas involuntárias. É recomendável que o paciente fique de repouso total por 7 dias e não tenha nenhum tipo de atividade sexual por pelo menos 30 dias.
Para evitar o inchaço, o urologista recomendará um curativo, também para evitar que o pênis entre em contato ou esbarre na roupa, algo que pode causar muita dor. A higienização do pênis deverá ser feita de forma cuidadosa e sob os aconselhamentos médicos.
Deve-se evitar atividades físicas por pelo menos 30 dias, principalmente atividades que envolvem contato direto como luta e futebol.
O paciente que faz postectomia pode ter algumas dúvidas quanto ao procedimento. Fale com seu urologista e entenda todos os passos do procedimento. A cirurgia de postectomia trás mais qualidade de vida ao homem, dando-lhe a chance de ter relações sexuais sem dores ou sem sangramentos, auxiliando-o na limpeza do pênis.