blog-post-image

Hiperplasia Prostática Benigna: saiba como identificá-la

Postado 06/01/2020 por Andros

A hiperplasia prostática benigna consiste no aumento da próstata, ocorrendo na maioria dos homens, conforme vão envelhecendo. Em alguns casos, o crescimento pode bloquear a passagem da urina pela uretra.

Uma das causas do aumento da próstata são as mudanças no equilíbrio dos hormônios sexuais. A HPB não é um tipo de câncer e não eleva o risco do surgimento da doença.

 

Seus sintomas podem incluir:

- Dificuldades para urinar, 

- Necessidade frequente ou urgente de urinar, 

- Aumento da frequência de urinar durante a noite, 

- Não conseguir esvaziar completamente a bexiga.

 

Esses sintomas podem variar, sendo que, o tamanho da próstata não é um indicativo do nível da doença. Em alguns homens, os sintomas podem diminuir ou até melhorar com o tempo.

 

Diagnóstico e tratamento

O exame para o diagnóstico da hiperplasia prostática benigna poderá ser feito através do exame físico, por meio do toque retal.

No entanto, o médico poderá solicitar a realização de outros exames, como:

- Exame de PSA. 

- Cistoscopia. 

- Exame de urina. 

- Biópsia. 

- Urofluxometria.

 

Qual o melhor tratamento? 

A escolha do melhor tratamento será de acordo com a gravidade dos sintomas, da dimensão do impacto na vida do paciente e a presença de outras patologias. As opções vão desde a mudança no estilo de vida, até a necessidade da cirurgia.

Pacientes que apresentam a próstata aumentada precisam realizar um exame anual para o monitoramento da progressão dos sintomas no qual determinará se serão necessárias alterações no tratamento.

 

Cirurgia para hiperplasia prostática benigna

A cirurgia prostática é recomendada em casos como:

- Sangue recorrente na urina, 

- Incontinência urinária, 

- Infecções recorrentes no trato urinário, 

- Insuficiência renal, 

- Cálculos renais.

 

A maioria dos pacientes submetidos a cirurgia tem melhoras significativas nas taxas de fluxo de urina, tendo uma grande melhora nos sintomas. O tratamento para a próstata costuma ter um resultado bastante positivo.

O tempo de recuperação vai depender do tipo de tratamento recomendado pelo urologista. Em casos de sintomas incomuns no trato urinário, procure um urologista.

 

Nós da Clínica Andros somos referência no atendimento urológico em Brasília. Agende agora mesmo uma consulta e mantenha a sua saúde em dia. Temos uma equipe altamente capacitada para melhor atendê-lo.

Clínica Andros | Centro Avançado de Urologia | (61) 3340-7191