Tratamento - Vasectomia

O que é vasectomia?

A vasectomia é uma pequena cirurgia, com duração média de 15 minutos, feita com anestesia local, realizada através de uma pequena incisão escrotal seguida de ligadura dos canais deferentes bilateralmente (Canais que conduzem os espermatozóides dos testículos até o pênis).

A vasectomia é o método anticoncepcional mais seguro da atualidade, com taxa de falha de 1 em 2.000 procedimentos. Não existe nenhuma doença ou efeito colateral associados a vasectomia.

Após o procedimento cirúrgico em quantos dias posso voltar ao trabalho? E quando posso voltar a manter relações sexuais?

Após 24 horas o paciente volta às suas atividades habituais. Por um período de cinco dias toma dois tipos de medicamento: antibiótico e antiinflamatório. As relações sexuais podem ser reiniciadas cinco dias após a cirurgia, com os mesmos cuidados para evitar filhos, até que tenha feito o Espermograma (exame de análise do esperma) de controle evidenciando azoospermia (ausência de espermatozóides).

Quando o casal pode parar de usar de maneira definitiva as outras formas antigas para evitar filhos?

Após 60 dias é feito o espermograma de controle, com a confirmação da azoospermia, o casal é liberado para manter relações sexuais sem usar nenhum método para evitar filhos.

A vasectomia provoca perda do desempenho sexual do homem?

A Vasectomia é uma cirurgia realizada com objetivo de evitar filhos. A cirurgia não altera a capacidade sexual do homem, ela não causa comprometimento da ereção.