Tratamento - Aumento Benigno da Próstata

Aumento da Próstata (HPB)

A próstata é uma glândula que ajuda na produção do esperma e está localizada ao redor da uretra, logo abaixo da bexiga. O seu crescimento é chamado de hiperplasia prostática benigna (HPB).

A HPB ocorre com muita frequência na população masculina. Por volta dos 40 anos de idade, aproximadamente 15-20% dos homens apresentam HPB, e este número aumenta progressivamente com a idade, sendo que aos 80 anos, 90% dos homens terão HPB.

Como a próstata envolve a uretra, o seu crescimento pode acarretar uma obstrução uretral (canal por onde sai a urina). Nem todo aumento da próstata leva à obstrução, mas quando isso ocorre, deve ser tratado, pois pode evoluir com comprometimento da bexiga e dos rins.

Sintomas

É importante salientar que o aumento da próstata não representa necessariamente que você tem obstrução do canal urinário. Em outras palavras, algumas pessoas podem apresentar próstatas pequenas com muitos sintomas e outras próstatas grandes com poucos sintomas.

O que indica a existência de obstrução é a presença de um ou mais dos seguintes sintomas: Jato urinário fraco, dificuldade de esvaziar a bexiga, esforço para urinar, levantar a noite para urinar várias vezes, sensação de bexiga cheia mesmo após urinar e gotejamento ao termino da micção.

A presença dos sintomas acima, sugerem que você tenha algum distúrbio miccional e que deve agendar uma consulta com seu Urologista na ANDROS.

Tratamento

O tratamento da HPB tem dois objetivos primordiais: Aliviar os sintomas do paciente e corrigir as complicações relacionadas ao crescimento prostático. Pacientes com sintomas leves podem ser acompanhados, com sintomas moderados devem ser tratados com medicamentos e os com sintomas intensos, devem ser submetidos a tratamentos cirúrgicos.

O tratamento cirúrgico pode ser feito através de cirurgia aberta (próstata com dimensões muito grandes) ou através da ressecção transuretral da próstata (RTU) – raspagem da próstata. Para os homens que apresentam sintomas importantes, com indicação de tratamento cirúrgico, existe um tratamento inovador a sua disposição na ANDROS: o GreenLight KTP.

Visão da sala de cirurgia durante procedimento endoscópico para tratamento de aumento benigno da próstata com GreenLight laser.

O Greenlight KTP LASER é um procedimento de alta tecnologia para o tratamento da HPB. A principal característica dessa técnica é a diminuição significativa no sangramento que acontece habitualmente nos procedimentos convencionais, permitindo que a cirurgia seja feita com muita segurança inclusive em pacientes com problemas cardíacos e em uso de anticoagulantes.

O menor sangramento acontece porque existe uma penetração do laser na próstata que faz com que haja automaticamente o fechamento dos vasos sanguíneos do leito cirúrgico, resultando em ausência de sangramento e uma melhor evolução pós–operatória.

O procedimento é rápido, com tempo de internação reduzido, menor permanência no uso de sonda (em geral menos de 24 horas) e recuperação precoce. O Greenlight KTP LASER foi desenvolvido nos EUA e já tratou mais de 500.000 homens no mundo, caracterizando-se atualmente como uma alternativa eficaz e segura para o tratamento do aumento benigno da próstata.